Esta consagração nos põe inteiramente ao serviço de Deus

Não se pode conceber sobre a terra emprego mais relevante que o serviço de Deus. Se o menor servidor de Deus é mais rico, mais poderoso e mais nobre que todos os reis e imperadores da terra que não sejam também servidores de Deus, quais não serão as riquezas, o poder e a dignidade do fiel e perfeito servidor que se tiver devotado ao serviço divino, tão inteiramente e sem reserva quanto for capaz!? Assim será o consagrado fiel e amoroso de Jesus que, pelas mãos de Maria Santíssima, se entregar inteiramente ao serviço deste Rei dos reis, e que não reservar nada para si: nem todo o ouro da terra e as belezas do céu o podem pagar.

Nesta consagração damos sem reserva a Jesus e a Maria todos os nossos pensamentos, palavras, ações e sofrimentos, e todos os momentos da vida: de sorte que, ou despertados ou adormecidos, bebendo ou comendo, nas ações as mais importantes como nas mais corriqueiras, pode se sempre dizer em verdade que o que fazemos, embora nem sequer nos ocorra a ideia, pertence a Jesus e a Maria em virtude da nossa oferta, a menos que o retratemos expressamente. Que consolação!

Além disso, não há outra prática como esta, pela qual nos desfazemos facilmente dum certo egoísmo, que se insinua até nas melhores ações. Nosso bom Jesus nos dá esta grande graça em recompensa do ato heroico e desinteressado que fizemos, cedendo lhe, pelas mãos de sua Mãe Santíssima, todo o valor de nossas boas obras. Se, mesmo neste mundo, ele dá o cêntuplo àqueles que, por seu amor, abandonam os bens exteriores e temporais (cf. Mt 19, 20), em que proporção dará aos que lhe sacrificarem até seus bens interiores e espirituais? Que consolação!

Jesus deu Se a nós sem reserva, seu corpo e sua alma, suas virtudes, graças e méritos: Ele ganhou me inteiramente dando se inteiramente a mim, diz São Bernardo. A justiça e a gratidão exigem, portanto, que lhe demos tudo que pudermos. Ele o primeiro a ser liberal para conosco; sejamos também generosos para com Ele e experimentaremos mais ainda Sua liberalidade, durante a vida, na hora da morte e por toda a eternidade.

Tratado da verdadeira devoção à Santíssima Virgem

São Luis Maria Grignon de Montfort
Editora Retornarei Ltda.
2ª edição – 2016

 

Coordenação: João Sérgio Guimarães

Escreva um comentário